Política de Cookies

Este site utiliza cookies para o bom funcionamento do site e para otimizar a sua experiência de navegação.

Nutrição
Mais educação alimentar... para quando?

A educação alimentar é uma temática que nos deverá fazer refletir cada dia mais. Se olharmos para outras temáticas da nossa sociedade, como a educação sexual e a literacia financeira, percebemos que a educação alimentar carece de debate, de um olhar mais atento e de uma abordagem mais direcionada nas escolas. No fundo, de um olhar mais atento por parte dos máximos responsáveis pela governação do nosso país.

Assim como em outras áreas da nossa sociedade, nos hábitos alimentares dos portugueses foram-se desenvolvendo determinados conceitos que não se baseiam em qualquer fundamento científico e que muitas vezes desaguam num selectividade alimentar nefasta, acarretando muitas vezes sentimentos de culpa e de repulsa alimentar.

Mitos alimentares como "o pão engorda", "não como hidratos de carbono depois das 18h" são apenas algumas das expressões comummente ouvidas em consultas que sustentam a tese de que ainda há muito a fazer na educação na área da nutrição.

Muitas vezes, o sucesso de um processo de perda de peso passa por uma mudança comportamental no estilo de vida, no limiar de um objeto a curto prazo. Ter sucesso não significa propriamente uma aprendizagem, pelo contrário, em muitos processos o peso perdido não é mantido e existe até o risco de se desenvolver um peso superior.

É necessário mais educação alimentar para dotar a nossa sociedade de maior consciência critica em relação aos hábitos alimentares.

 

Por Ivo Ferreira - Nutricionista